5 de jun. de 2013

Comissão Nacional da Verdade - 1 ano de funcionamento



Para quem está procurando mais informações sobre o período da ditadura militar de 1964 no Brasil e, mesmo, de atos discricionários do governo brasileiro em períodos anteriores, segue parte de uma reportagem publicadas no site do governo federal, bem como links para o site oficial da Comissão Nacional da Verdade (CNV) e de uma reportagem em vídeo sobre 1 ano de seus importantes trabalhos:


**************

O governo federal instalou a Comissão Nacional da Verdade no dia 16 de maio de 2012 para apurar violações aos direitos humanos e casos de desaparecidos políticos ocorridos no período entre 1946 e 1988 - incluindo a ditadura militar (1964-1985). A Comissão da Verdade foi criada em 2009. A lei que a institui foi sancionada pela presidenta Dilma Rousseff em 18 de novembro de 2011.

A Comissão é composta, de forma pluralista, por sete membros, designados pela presidenta da República, dentre brasileiros, de reconhecida idoneidade e conduta ética, identificados com a defesa da democracia e da institucionalidade constitucional, bem como com o respeito aos direitos humanos.

Até o momento [maio de 2013], os estados de Alagoas, de São Paulo, de Pernambuco, de Santa Catarina, do Espírito Santo, Amazonas, Maranhão, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e da Bahia já criaram suas comissões. Os estados de Minas Gerais e do Tocantins devem criar suas comissões em breve. Além dos estados, entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e universidades também criaram suas comissões.


#Reportagem sobre 1 anos de instalçaõa da CNV, com entrevistas e imagens de arquivo muito interessantes:

http://www.youtube.com/watch?v=IqCdm3k89mg&feature=player_embedded#!

FONTE: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2013/05/21/comissao-da-verdade-completa-um-ano-e-faz-balanco-das-acoes-desenvolvidas

#Site da CNV: http://www.cnv.gov.br/

Nenhum comentário: